Introdução, histórico, situação atual e perspectivas. Principais normas.Sistemas estruturais para estruturas em metálicas. Cálculo de elementossimples. Ligações. Projeto. Fabricação e montagem.
Ações. Condições de equilíbrio da partícula. Condições de equilíbrio do corpo rígido. Vinculação. Cálculo de reações de apoio. Esforços internos solicitantes. Linhas de estado em vigas isostáticas.
Teorias e história da arquitetura a partir do pré-urbanismo à urbanística formal; teorias e história do urbanismo pós Revolução Industrial; a relação dos conteúdos com a natureza, a cultura e a sociedade; sua interdependência com o pensamento científico e artístico.
Desenvolvimento de raciocínio espacial e manipulação formal. Aportes conceituais da análise bi e tridimensional da forma. Percepção, regramento e composição dos objetos arquitetônicos e urbanísticos.
Conceitos de custo de construção. Modelos de estimativas de custos. Mode- los de controle de custos. Processo de planejamento e controle da produção: conceitos e diretrizes. Técnicas de planejamento e programação da produção. Ferramentas de acompanhamento e controle da produção. Custos na construção civil. Técnicas de orçamentação.Processo de planejamento e con- trole da produção. Técnicas de programação de edificações. Controle e a- propriação de custos.
Hidrometria. Orifícios, bocais e vertedores.Escoamento em condutos livres.
Teorias e história da arquitetura com foco a partir do final do século XIX, até a primeira metade do século XX; sua relação com a natureza, à cultura e a sociedade; sua interdependência com o pensamento científicoe artístico mais amplo; sua relação com o urbanismo.
Ações. Condições de equilíbrio da partícula. Condições de equilíbrio do corpo rígido. Vinculação. Cálculo de reações de apoio. Esforços internos solicitantes. Linhas de estado em vigas isostáticas.
Ciclo Hidrológico. Bacias Hidrográficas. Precipitação, evaporação e transpiração. Infiltração. Águas subterrâneas. Escoamento superficial. Propagação de cheias. Controle de cheias. Drenagem urbana. Drenagem de estradas. Controle de erosão.
Umidade nas edificacoes. Umidade de obra e acidental. Descolamento de revestimentos. Problemas de pinturas nas edificacoes. Fissuras e trin- cas. Corrosao de metais. Analise de desempenho das Areas Edificadas.

Ampliando a escala de intervenção do Arquiteto e Urbanista, esta disciplina faz uma breve introdução ao planejamento regional. Aborda as teorias espaciais de desenvolvimento regional, os conceitos de região, rede de cidades e a metrópole.

Apresenta exemplos de estudos e projetos de caráter regional e uma metodologia para estudar e propor intervenção física no espaço regional, procurando considerar as atribuições profissionais relacionadas.

Por ter uma carga horária muito pequena em relação à complexidade do campo disciplinar, que envolve noções de várias áreas do conhecimento, limita-se à desenvolver o aluno ao reconhecimento desta complexidade e a desenvolver uma base conceitual mínima que permita se especializar na área, na pós graduação.