Análise e interpretação de dados aplicados à Educação Física e introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso.
Introdução, princípios e conceitos básicos em medida e avaliação. Critérios para seleção, aplicação e validação de testes. O propósito dos testes, o significado e a aplicação da avaliação. Componentes essenciais do perfil de prontidão para a atividade física, o exercício e o esporte. Rotinas de avaliação e suas aplicações e interpretações. Vínculos com os elementos iniciais para a prescrição do exercício.
Análise e interpretação de dados aplicados à Educação Física e introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso.
Entendimento da Universidade e da Educação Física como uma unidade univer- sitária. Fundamentos de uma profissão academicamente fundamentada. Produ- ção do conhecimento em Educação Física. Mundo do trabalho e especificidade da profissão Educação Física, nos campos do esporte, do lazer e da saúde. Regulamentação da Profissão e Código de Ética do Profissional.
Análise e interpretação de dados aplicados à Educação Física e introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso.
Histórico e evolução do treinamento esportivo. Teoria e prática sobre a aplicação dos princípios biológicos, pedagógicos e metodológicos no pro- cesso de treino.Utilização dos meios e métodos de treinamento para o de- senvolvimento das capacidades físicas na preparação para a otimização do desempenho esportivo. Principais modelos do controle das cargas de treino. Modelos de estruturação e periodização dos macrociclos de treino. Aplicação dos conceitos básicos do treinamento a programas direcionadosa prescrição de atividades físicas voltadas para a saúde e ao lazer dos participantes, atletas ou não atletas.
Pensamento clássico sobre o jogo (Huizinga, Wincot, Brougere, Benjamin, Snyders, Chateau, Piager, Vigotsky, Leontiev, Maffesoli, entre outros). Concepções; aspectos históricos; contribuição na formação do homem e da sociedade; relações com a educação; relações com a cultura.
Entendimento da Universidade e da Educação Física como uma unidade univer- sitária. Fundamentos de uma profissão academicamente fundamentada. Produ- ção do conhecimento em Educação Física. Mundo do trabalho e especificidade da profissão Educação Física, nos campos do esporte, do lazer e da saúde. Regulamentação da Profissão e Código de Ética do Profissional.
Análise e interpretação de dados aplicados à Educação Física e introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso.
Conceituação dos elementos lúdicos: lazer, recreação, ócio, tempo livre e lúdico.Resgate de brincadeiras tradicionais infantis e utilização de dife- rentes brinquedos na constituição da Brinquedoteca. O profissional de Edu- cação Física e sua inserção nas Brinquedotecas. Conhecendo o s diferentes tipos de jogos: tradicionais, cooperativos, rodas cantadas e jogos eletrô- nicos. Planejamento e aplicação de programas de ludicidade em diferentes fases da vida e em diferentes ambientes de atuação do Profissional de Edu- cação Física e que contemplem os campos do esporte, do lazer e da saúde.
Aspectos demográficos, conceituais e epidemiológicos da atividade física nas diferentes fases da vida. Relação da atividade física na saúde e na doença em crianças/adolescentes, adultos e idosos. Avaliação da atividade física nas diferentes etapas da vida (criança e adolescente, adultos e idosos). Recomendação para a prática regular da atividade física ao longo da vida.
Aplicação dos saberes de controle motor, de desenvolvimento motor e de aprendizagem motora na promoção da saúde, na prevenção e na reabilitação de lesões, e na intervenção aplicada às populações especiais e populações com desenvolvimento típico.
Fundamentos da Metodologia da pesquisa e introdução à interpretação de dados aplicados à Educação Física.
Estudo teórico-prático do futebol e do basquetebol. Estratégias pedagógi- cas voltadas para o ensino do jogo de futebol e de basquetebol.
Introdução ao estudo do movimento sob a perspectiva do Esporte, da ativi- dade física e saúde. Classificação do movimento humano nos planos e eixos. Fundamentos de mecânica: cinemática e cinética linear e angular. Métodos de medição em Biomecânica. Cinesiologia dos ossos, músculos, ligamentos e articulações. Tipos de contração muscular. Conceitos e Princípios de Pos- tura e de Ergonomia.
História, regras, normas, espaços, equipamentos, fundamentos técnicos e táticos do voleibol e basquetebol. Pedagogia e didática do ensino dos esportes coletivos. Necessidades especiais, inclusão e o ensino dos es- portes coletivos.
Ferramentas de tecnologia da informação e estudo dos procedimentos de sis- tematização e normatização técnica do trabalho acadêmico.
Dimensões Filosóficas e as implicações para a reflexão sobre a Educação Física: estética, desempenho e competição. Fundamentos para a construção do conhecimento profissional, a partir da reflexão filosófica.O processo histórico-social para a construção da Educação Física nos campos do es- porte, do lazer e da saúde. A sociedade de massa e o pensamento tecnoló- gico presente nas práticas gímnicas, de lazer, da saúde e do esporte.Di- reitos humanos e noções de educação ambiental.
Caracterização das deficiências e doenças crônicas no âmbito da Educação Física. Aspectos teórico-metodológicos na adaptação de atividades físicas e esportivas orientadas para pessoas com deficiência e/ou doenças crôni- cas. Perspectivas de intervenção profissional no campo da educação física para pessoas com deficiência e doenças crônicas.
Estudo aprofundado dos elementos da prática de modalidades esportivas in- dividuais e modalidades alternativas (olímpicas ou não), no âmbito da ini- ciação esportiva e do esporte de alto rendimento. Planejamento, organiza- ção e execução de programas para a prática de modalidades esportivas indi- viduais e alternativas.
História, regras, normas, espaços, equipamentos, fundamentos técnicos e táticos do Atletismo e do Tênis. Pedagogia e didática do ensino de es- portes individuais. Necessidades especiais, inclusão e o ensino do es- porte individual.
Histórico e evolução do treinamento esportivo. Teoria e prática sobre a aplicação dos princípios biológicos, pedagógicos e metodológicos no pro- cesso de treino.Utilização dos meios e métodos de treinamento para o de- senvolvimento das capacidades físicas na preparação para a otimização do desempenho esportivo. Principais modelos do controle das cargas de trei- no. Modelos de estruturação e periodização dos macrociclos de treino. Aplicação dos conceitos básicos do treinamento a programas direcionados a prescrição de atividades físicas voltadas para a saúde e ao lazer dos participantes, atletas ou não atletas.