A constituição da subjetividade: Freud e a teoria da sexualidade.
Os desdobramentos da segunda tópica: o mal-estar e a civilização. Incidên- cia da pulsão no laço social.
Estudo da fisiologia geral e integrada dos sistemas do corpo humano. Procedimentos de socorros de urgência diante de um evento adverso ao funcionamento pleno do corpo humano. Demonstração dos mecanismos de prevenção e socorros de urgência.
Noções de bioética e biossegurança. Educação Ambiental. Direitos Humanos. Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Noções de gestão laboratorial; legislação e profissão biomédica. Atualidades em Biomedicina.
Sistema Nervoso. Sistema Endócrino. Sistema Neuroendócrino. Prática em Ação Docente em Fisiologia.
Mecanismos Inatos e Adaptativos da Resposta Imune, Imunopatologia,Imunote- rapia, Imunoprofilaxia e Resposta Imune a agentes infecciosos, Imunodiag- nóstico.
A genética aplicada ao melhoramento. Herança Mendeliana. Alelismo múlti- plo. Interação gênica.Determinação do sexo. Herança ligada ao sexo. Heran- ça extra-nuclear. Ligação e mapeamento. Noções de genética de populações. Endocruzamento e heterose. Herança poligênica. Introdução à genética quan- titativa. Noções de genética molecular. Alterações cromossômicas. Noções de biotecnologia na Zootecnia.
Concepções teórico-metodológicas que norteiam a prática profissional do psicólogo em educação. Temas e práticas emergentes em contextos educati- vos. Atuação do psicólogo em intervenções preventivas ou corretivas em contextos educativos.
Estudo do desenvolvimento embrionário humano até a 4ª Semana de desenvol- vimento, bem como, fisiologia placentária, malformação congênita e efeitos teratogênicos.
Ementa: Convenções, legislações e documentos que amparam, fundamentam e conceituam a Educação Ambiental: Educação Ambiental Formal, Informal e Não Formal; Tendências Pedagógicas da Educação Ambiental; Educação Ambiental, Sustentabilidade e Cidadania; Atividades e recursos didáticos em Educação Ambiental.
Reprodução como base da hereditariedade. Mendelismo: Princípios básicos da hereditariedade. Interações gênicas. Determinação sexual e características ligadas ao sexo. Herança citoplasmática. Ligação e mapeamento. Genética quantitativa e Genética de populações.
As contribuições da Didática para o Ensino de Ciências e Biologia. Os ob- jetivos do Processo de Ensino. O Ensino de ciências e Biologia e o Currí- culo Escolar. O planejamento do processo de Ensino.
O conteúdo teórico-prático a ser desenvolvido, nas áreas de interesse, será estabelecido em um projeto de monografia a ser apresentado ao Cole- giado do Curso sob supervisão de um docente da Universidade Estadual de Londrina
Embriogênese e organogênese. Histologia, Anatomia dos órgãos vegetativos. Morfologia externa dos órgãos vegetativos e reprodutivos. Importância econômica das estruturas vegetais.
Organogênese. Histologia vegetais. Anatomia de raiz, caule e folha.
Citologia microbiana comparativa: procariontes e eucariontes. Príons, vi- rusóides, viróides. Vírus: características gerais e principais viroses de interesse na saúde. Noções gerais de fungos: estrutura, reprodução e clas- sificação. Principais micoses de interesse em saúde. Fisiologia microbia- na: exigências nutricionais, crescimento, regulação celular. Metabolismo bacteriano. Genética microbiana e molecular. Antimicrobianos. Sistema lin- fóide. Antígeno. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Resposta imune ce- lular e humoral. Imunidade às infecções. Órgãos linfóides. Reação de pre- cipitação e aglutinação. Células produtoras de anticorpos.Fagocitose. Rea- ção de citotoxicidade. Mecanismos de patogenicidade dos microrganismos e de defesa do hospedeiro. Introdução à parasitologia.
Estudo da fisiologia geral e integrada dos sistemas do corpo humano. Procedimentos de socorros de urgência diante de um evento adverso ao funcionamento pleno do corpo humano. Demonstração dos mecanismos de prevenção e socorros de urgência.
Mecanismos Inatos e Adaptativos da Resposta Imune do organismo animal con- tra agentes infecciosos.
Noções de Microscopia, Técnicas em Biologia Celular. Células Procariontes e Eucariontes. Bases Moleculares das Relações Morfofisiológicas das Células. Ciclo Celular. Meiose. Diferenciação Celular e Tipos Celulares.
Morfofisiologia dos componentes celulares e suas interações na dinâmica do movimento; armazenamento e expressão da informação genética. Proliferação celular. Características dos tecidos biológicos. Química e metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas. Enzimas e coenzimas. Integração e con- trole do metabolismo.
O lugar da clínica psicanalítica no contexto da saúde. A demanda institu- cional e os dispositivos do tratamento psicanalítico. As diferentes moda- lidades clínicas e os distintos enquadres de intervenção no campo da saú- de: nível primário, secundário e terciário.A inserção no trabalho em equi- pe interdisciplinar.
Fundamentos de histologia básica e histologia dos sistemas: digestório, respiratório, urinário, cardiovascular e endócrino.
Função do material Genético. Mutação e reparo do Material genético.Padroes de herança monogênica. Citogenética: Estrutura e Função dos Cromossomos e Anormalidades Cromossômicas. Genética de Populações. Fundamentos Molecula- res e Bioquímicos das doenças Genéticas (Erros Inatos do Metabolismo,Hemo- globinopatias e Farmacogenética). Genética dos distúrbios de Herança Com- plexa. Genética do Câncer. Diagnóstico Pré-Natal e Informação Genética.
Reprodução como base da hereditariedade. Noções de expressão gênica. Mutação e alterações cromossômicas. Princípios básicos da hereditariedade. Alelos múltiplos. Interação alélica e não alélica (gênica). Determinação de herança ligada ao sexo. Herança extracromossômica. Introdução à genética de populações. Endocruzamento e heterose. Princípios de genética quantitativa. Noções básicas de manipulação genética.