Insuficiências cardíaca e coronariana. Valvulopatias. Doença reumática. Endocardiopatias. Miocardiopatias. Urgências em Cardiologia. Arritmias cardíacas. Pericardiopatias. Eletrocardiografia. Radiologia clinica.Teste ergométrico. Ecocardiografia. Eletrocardiografia dinâmica. He- modinâmica. Indicações de tratamento cirúrgico em coronariopatias, val- vulopatias, bradiarritmias, patologia da aorta e cardiopatias congênitas.
Histórico da Fisioterapia no Brasil e no mundo. Referencial teórico filosófico e científico da prática de Fisioterapia no Brasil e no mundo. Conhecimento dos atributos do fisioterapeuta e Código de Ética da Profissão. Conhecimento da atuação do fisioterapeuta em hospitais, clínicas, centros de saúde, centros de reabilitação, clubes esportivos, atuação em escolas especiais, instituição de longa permanência e congêneres.

Conceitos fundamentais em Bioética. Tópicos de interesse médico em Deonto- logia e Bioética: pesquisa em seres humanos, reprodução humana, transplan- tes, terminalidade, morte, aborto, eutanásia, suicídio assistido. Código de Ética Médica. Relação médico-paciente. Erro médico. Comissão de ética em pesquisa e bioética. Bioética global.

Insuficiências cardíaca e coronariana. Valvulopatias. Doença reumática. Endocardiopatias. Miocardiopatias. Urgências em Cardiologia. Arritmias cardíacas. Pericardiopatias. Eletrocardiografia. Radiologia clinica.Teste ergométrico. Ecocardiografia. Eletrocardiografia dinâmica. He- modinâmica. Indicações de tratamento cirúrgico em coronariopatias, val- vulopatias, bradiarritmias, patologia da aorta e cardiopatias congênitas.
Emergências e Urgências das principais patologias ginecológicas e obstétricas.
Atividade em pré e pós-operatório: instrumentador, 2o. auxiliar, 1o. auxiliar ou cirurgião, dependendo da complexidade do ato e pós-operatório. A- valiação, evolução,prescrição e demais atribuições inerentes ao pré e pós- operatório. Atendimento ambulatorial de casos novos, elaboração de hipóte- ses diagnosticas, solicitação de exames complementares e discussão de conduta terapêutica e/ou cirúrgica. Pronto Socorro: atendimento aos pacientes portadores de patologias urológicas de urgência.
Aplicação da Gestão na Garantia da Qualidade de Medicamentos.
Explanar sobre as características farmacológicas da fitoterapia, legislações vigentes sobre eficácia e segurança sobre fitoterápicos com ação emdiversos sistemas (nervoso central, gastrointestinal, urinário, respiratório e musculo esquelético).
Treinamento na utilização dos recursos de fisioterapia, com ênfase na ci- nesioterapia, orientação ao indivíduo, famílias, grupo e sociedade e sua realização nas diversas indicações e fases do tratamento.

Conceitos fundamentais em Bioética. Tópicos de interesse médico em Deonto- logia e Bioética: pesquisa em seres humanos, reprodução humana, transplan- tes, terminalidade, morte, aborto, eutanásia, suicídio assistido. Código de Ética Médica. Relação médico-paciente. Erro médico. Comissão de ética em pesquisa e bioética. Bioética global.

Conceitos de saúde da criança e do adolescente desde o nascimento até os 19 anos de idade. Epidemiologia. Imunologia / imunização. Parasitologia. Bioquímica. Embriologia. Nutrição. Bioética. Aleitamento materno. Fármacos relacionados às infecções de vias aéreas superiores, parasitoses, anemias e corticoesteróides. Políticas e programas de atenção à criança e ao ado- lescente. Direitos da criança e do adolescente segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Assistência integral à saúde do adolescente, alojamento conjunto, internação conjunta. Assistência integral às doenças prevalentes na infância - AIDPI. Semiologia e Semiotécnica aplicados à criança e ao adolescente. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Assistência à criança e ao adolescente na atenção básica de saúde (pueri- cultura, imunização, AIDPI, PAISC, Estratégia de Saúde da Família e inter- nação domiciliar), na institucionalização (Centro de Educação Infantil, Escola, Abrigo, Centro Integrado ao Adolescente Infrator), na hospitalização atendendo às afecções clínicas, cirúrgicas, oncológicas, infecto-con- tagiosas. Violência/maus-tratos. Assistência de enfermagem à criança e ao adolescente. Sistematização da assistência de enfermagem. Humanização e criatividade.
Aparelhos de Raios X e suas partes constituintes. Natureza, produção e propriedades dos raios X, filmes e acessórios radiográficos. Técnicas intra-orais e extra-orais. Interpretação radiográfica das lesões e ano- malias buco-maxilo-faciais. Artifícios de técnicas. Métodos de localização radiográfica. Proteção em radiologia odontológica. Exame clínico. Exames complementares. Alterações de desenvolvimento da região oral e maxilofacial. Injúrias físicas e químicas da mucosa bucal. Processos proliferativos não neoplásicos. Doenças infecções de boca. Cárie, pato- logias pulpares e periapicais. Sialoadenotapias.Patologias periodontais. Neoplasias benignas e malignas da boca. Doenças autoimunes e imunologi- camente mediadas. Desordens potencialmente malignas. Cistos dos maxilares. Tumores odontogênicos. Patologia óssea
Semiologia neurológica. Doenças neurológicas mais freqüentes: enfoque clínico, cirúrgico e fisioterapia. Avaliação, programação de tratamento com aplicação de técnicas e recursos de fisioterapia em indivíduo adulto com doenças e/ou disfunções neurológicas.
Atenção ambulatorial na rede básica de saúde. Papel do médico nas equipes de saúde da família. Habilidades clínicas básicas. Conduta clínicaem patologias de maior prevalência loco-regional. Cuidados de saúde para pacientes acamados no domicílio. Atuação em equipe multiprofissionalde saúde.
Introdução ao desenvolvimento de habilidades necessárias ao fisioterapeu- ta, com ênfase na comunicação, pensamento reflexivo e relacionamento in- terpessoal.Treinamento das habilidades por meio de atividades (individual, em dupla e em grupo) e desenvolvimento da percepção corporal.
Atuação em Pronto Socorro Cirúrgico em área de emergência e enfermaria de pré e pós-operatório. Instrumentação em Emergências cirúrgicas em Pronto Socorro e em cirurgias de emergências. Dissecção de veias sob supervisão. Acompanhamento de pacientes internados e/ou em observação: história clí- nica, exames complementares, evolução diária, controle e conduta terapêu- tica.
Odontopediatria: conceito e histórico. Manejo da criança. Diagnóstico e planificação dos tratamentos. Estudo das dentições. Dentística restaura- dora aplicada à dentadura decídua. Procedimentos cirúrgicos aplicados na dentadura decídua e mista. Traumatismos dentários na dentadura decídua e mista. Estomatologia infantil. Odontologia para bebês. Odontologia hospitalar. Odontologia para pacientes especiais: conceito e classificação de pessoas com necessidades especiais; relacionamento entre profissional, pais e pacientes na atenção odontológica a pessoas com necessidades especiais; diagnóstico das alterações crânio-faciais mais freqüentes; riscos do tratamento odontológico em pacientes especiais; tratamento ambulatorial das necessidades primárias e secundárias, preferencialmente, de cri- anças e adolescentes especiais. Crescimento e desenvolvimento do crânio e da face. Cefalometria. Classificação e etiologia das más oclusões.Confec- ção em laboratório de aparelhos ortodônticos preventivos e interceptivos. Diagnóstico, planejamento e tratamento ortodôntico preventivo e interceptivo das más oclusões de classe I de Angle. Introdução à ortopedia fun- cional dos maxilares".
Capacitação para o modelo pedagógico em vigência, conhecimento dos recur- sos de aprendizado disponíveis na UEL, conhecimento básico introdutório ao curso de Medicina.
Análise e entendimento do uso de agentes físicos na Fisioterapia.Compreen- são dos efeitos físicos, fisiológicos e terapêuticos dos recursos eletro- termofototerápicos, suas indicações e contraindicações. Recursos terapêu- ticos de calor e frio. Ondas mecânicas (ultrassom) e eletromagnéticas (ondas curtas e micro-ondas) como recurso de fisioterapia. Fototerapia (laser e LED) para disfunções osteomioarticulares. Estudo de correntes elétricas para analgesia e eletroestimulação muscular (TENS, correntes interferenciais, FES, etc). Análise, compreensão e interpretação dos méto- dos e técnicas para utilização da eletrotermofototerapia na prevenção e reabilitação. Atualidades em eletrotermofototerapia.